segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A Última Música

           A Última Música, de Nicholas Sparks, é um romance inequecível sobre a relação entra pais e filhos, o perdão e a compreensão. O filme baseado na estória, estrelado por Miley Cyrus, deixa muito a desejar, nem se compara com o livro, mas foi Miley quem sugeriu o nome da protagosnista Veronica ou simplesmente "Ronnie".
          Verônica Miller, aos 17 anos, é obrigada a passar o verão com seu pai, com que não fala há muito tempo, porque o considerava o grande culpado pelo divórcio, em uma tentativa de punir seus pais, Ronnie, que era excelente pianista, decide parar de tocar e faz de tudo para agredí-los.
          Ronnie quer de qualquer maneira voltar para Nove York, mas conhece Will, um homem muito interessante, que acaba por fazer Ronnie se abrir um pouco mais, inclusive com o pai.
         Quando tudo parece perfeito, uma notícia atinge Ronnie e seu irmão de maneira inesperada, fazendo com que Ronnie repense alguns conceitos sobre a vida, o amor, a família... Ronnie precisa tomar uma decisão importante, sente necessidade de fazer algo para melhorar ou ao menos diminuir a dor de seus queridos!!!
          Eu chorei muito ao ler A Última Música. Até então, não tinha lido nada do gênero, e foi certamente um dos melhores livros que já li até agora.
N O T A : 10

          Querido John
         Aproveitando que estamos falando de Nicholas Sparks, outro livro que li foi Querido John, mais uma vez repito que o filme deixa muito a desejar!!! Mas não é possível comparar com A Última Música, este é bem mais envolvente.
        O livro trata do amor de verão entre John e Savannah, que tentou sobreviver à distância durante o período de serviço militar. Mas o tempo pode ser duro com casais apaixonados. Uma carta precipitada põe fim ao romance, mas John não desiste tão fácil e volta atrás de seu único grande amor!!! A estória também fala sobre a dificuldade em lhe dar com certas doenças que tornam pessoas dependentes e do sacrifício de vida dos responsáveis por essas pessoas especiais!!!
      Eu gostei muito de livro, mas só não acredito que existam pessoas como John, quero dizer, com uma atitude de pensar primeiro nos outros, talvez eu seja muito nova para afirmar isso, mas acho que somos naturalmente egoístas, então o personagem de John pra mim ficou fora da realidade...
N O T A : 9,0

sábado, 27 de novembro de 2010

A SOMBRA DO VENTO

          Olá, hoje vou falar sobre o livro A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón, editora Suma das Letras.
          Antes quero contar como foi para embarcar neste título eletrizante. A compra dos meus livros funciona assim: tenho direito a 5 livros por mês, já que são muito caros. Às vezes, quando acabava a leitura dos 5, eu pedi à minha mãe para me deixar na Saraiva Mega Store, aqui em Manaus, e assim eu podia ler outros livros até viesse o próximo mês. Porém, com minha mãe estudando para concurso, e ainda um boato de que a estrutura do shopping estava comprometida, passei aquele mês todo sem ter contato com a minha loja preferida. Minha mãe vendo meu tédio, ofereceu-me um de seus livros, ela compra dois títulos por mês, o nome não me pareceu interessante, mas já que não havia outra alternativa (não suporto ler livro em computador e não queria ler Capitães de Areia do Jorge Amado ainda que mamàe insista que é muitgo bom!!), comecei a ler A Sombra do Vento e algumas horas depois estava maravilhada com um livro tão envolvente.
          Aos 11 anos, Daniel acorda e descobre que não consegue lembrar-se do rosto de sua mãe, já morta.
          Para consolá-lo, seu pai, dono de uma livraria, leva-o até o cemitério dos livros esquecidos. Lugar secreto que funciona como depósito de incríveis obras esquecidas pelo mundo a espera de alguém que as descubra.
          Encorajado pelo seu paia escolher um livro, Daniel fica satisfeito ao achar o volume a A Sombra do Vento de Julian Carax. Obcecado, ele empreende uma busca por outros títulos do autor, e para sua surpresa, descobre que alguém vem destruindo sistematicamente todas as obras de Carax.
         O livro que Daniel tem em mãos pode ser o último existente, o que acabará por colocar sua vida em risco...
         O que mais me impressionou neste livro foi o fato de segurar minha atenção do início ao fim, agora como próxima aquisição quero "O Jogo dos Anjos" do mesmo autor.
        Adorei a dica, mãe.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CAMILA

Bem, hoje vou fazer um parentese na minha lista de livros( foi assim que minha mãe disse para colocar haha), e falar de livros para criança de 03 a 05 anos, pois foi um pedido das colegas de trabalho de minha mãe!!!
Aqui em casa também incentivamos a leitura da Laurinha, minha irmã de 03 anos, e a série que ela mais gosta de ouvir é a da Camila, editora Larousse, de Nancy Delvaux e Aline de Pétgny.
"Camila vai ao parque" foi o primeiro que a Laura ganhou, fala de amizade e também do medo! É muito lindo, até gente grande se apaixona. Depois veio "Camila fala palavrão" a Laura morre de rir quando a gente conta esta estória. A última aquisição foi "Camila está namorando" este é bem interessante porque combate o preconceito racial de forma criativa. Eu particularmente, adoro Camila foi ao parque.  A propósito essa é minha  maninha Maria Laura:

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Mão Esquerda de Deus

Ganhei de presente este livro no meu aniversário deste ano. Trata-se de uma trilogia de Paul Hoffman, a previsão de chegada do segundo livro ao Brasil está prevista para Abril de 2011, o título em inglês é The Last Four Things, até lá não vai restar mais um vestígio de unhas em minha mão rsrsrs!!!
No início, minha mãe não gostou do título, pois ela acha que determinados livros nos fazem questionar nossa fé em Deus. Mas, foi só dá uma olhadinha nas primeiras páginas para que ela se rendesse aos mistérios de Cale.
A estória narra a trajetória de um garoto chamado Cale, que vive em uma espécie de orfanato, o Santuário dos Redentores, onde recebe orientação religiosa e treinamento de guerra.
Os castigos e punições são constantes, uma espécie de tática para endurecer os meninos que lá residem. Cada um tem habilidades de combate diferentes, são obrigados a seguir aquela rotina todos os dia, e para completar sem alimentação adequada, não há como fugir.
Cale é diferente. É um garoto frio e inexpressivo, mas na realidade, Cale mantém seu comportamento sombrio como forma de defesa contra a crueldade dos Lordes Redentores. Até que uma cena chocante, faz com que ele revide contra seus opressores, arquitetando uma fuga bem sucedida com seus dois amigos Kleist e Henri para a cidade de Memphis, onde as habilidades dos fugitivos são descobertas pela autoridade militar:
Porém, os Redentores não vão deixar isso barato, além de evitar que os demais internos decidam fugir, eles têm um interesse particular em Cale, descubra o que faz deste garoto, alguém tão cobiçado, a ponto dos redentores iniciarem uma guerra sem precedentes para sua captura...

Minha mãe  e eu concordamos que o mais interessante, além do fato de misturar ação, suspense e romance, é o fato de que nosso herói, não é aquela figura perfeita que estamos acostumados, e isso faz com que o personagem se aproxime mais da nossa realidade.

Amei o livro e espero ansiosa pela continuação.


Nota:☺☺☺☺☺

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Artemis fowl- O menino prodigio do crime

    Não pretendo seguir exatamente a ordem dos livros que já li. Optei por falar do Artemis Fowl agora, porque o livro me marcou de uma maneira singular, eu simplesmente não conseguia parar de ler, o que acabou por gerar uma nova espécie de castigo em casa: "Maria Luiza, sua leitura está suspensa por dois dias" Afff!!! A indicação foi de um grande amigo de minha mãe, o tio Márcio, que tem contribuído constantemente com sugestões maravilhosas!
    Escrito pelo irlandes Eoin Colfer, fala sobre as tramas de Artemis, garoto que com apenas doze anos já era um genio do crime...
   Artemis era um garoto diferente, após perder o pai em um trágico acidente quando o navio Estrela Fowl afundou, levando também parte da fortuna dos Fowl, Artemis encontra-se na obrigação de recupar esse legado.
   Então, ele resolve sequestrar uma fada, mas as fadas aqui, não são aquelas criaturas doces que encontramos nos mais belos contos, agora elas estão armadas e Artemis precisará de muito esforço para invadir seu mundo e roubar o Livro das Fadas, para tanto ele deve desvendar a linguagem das fadas: o GNOMÊS.
   A série divide-se em:
  • Artemis Fowl: O Menino Prodigio do Crime
  • Artemis Fowl: Uma Aventura no Ártico
  • Artemis Fowl: O Código Eterno
  • Artemis Fowl: A Vingança de Opala
  • Artemis Fowl: A Colônia Perdida
  • Artemis Fowl: O Paradoxo do tempo
  • Artemis Fowl: The Atlantis Complex (ainda não chegou ao Brasil)
  • Arquivo Artemis Fowl (espécie de resumo dos livros 1 e 2) 
  • Artemis Fowl Graphic Novel (história em quadrinhos do primeiro livro, Artemis Fowl: O Menino Prodígo do Crime).
   Emabarcar nessa jornada é uma das maiores aventuras que já vivi!
   Artemis Fowl é sinceramente um dos melhores livros que eu já li, por conta dele posso considerar-me uma garota bilíngue, já que aprendi a linguagem secreta das fadas.

Nota: *****

Poderosa - Uma garota que tinha o mundo na palma da mão

Então, vamos ao meu presente de dia das crianças, Poderosa, Editora Fundamento,  livro de Sergio Klein, autor brasileiro falecido dia 4 de julho de 2010, é uma mistura  de realidade com a ficção, capaz de deixar qualquer um com inveja, até porque, quem não queria que tudo que escrevesse fosse realizado.
  Essa é a estória de Joana Dalva, típica adolescente vivenciando todas as mudanças pelas quais os hormônios são responsabilizados, até que acidentalmente, ao fazer um trabalho escolar, muda a historia de Joana D'arc, já que considerava o conto da Santa Padroeira da França depimente, então resolveu escrever uma versão diferente para o final da Santa ... Joana tira zero no trabalho, porém na mesma noite todos os jornais noticiam a descoberta do, diario de Joana D'arc,  narrando exatamente a historia que Joana Dalva havia escrito... desde então, a vida dela não foi mais a mesma. A série tem 5 livros, nos quais Joana Dalva embarca em várias aventuras usando o seu dom especial de fazer acontecer o que ela escreve com sua mão esquerda.

  Comentario: Realmente interessante, recomendo especialmente para crianças que estão iniciando o hábito da leitura. Gostei muito do livro, principalmente por me identificar com a personagem [ também sonho em ser escritora, e um dia chego lá rsrsrs]!!!